Pular para o conteúdo principal

HISTÓRICO realização Projeto Cabeças de Livro // Intervenção Cênica e Literária

 


Cabeças de Livro é o nome da Intervenção Cênica Literária, um projeto da Giralua Companhia de Artes criado em 2016 como uma ação do FELELI-Festival de Leitura e Literatura.
Foi produzido com a concepção Cabeças de Livro, paramentado com adereços que até hoje são a sua marca registrada: as cabeças e as botas, assim como as bolsas nas quais os livros são levados pelos atores e atrizes. 

O que não faz tanto tempo assim, agora em 2020 quando fazemos esta rememoração, nos parece antigo, e sim era precário em sua produção independente. No entanto forte e cheio de vida, bem divertido e completo de dedicação da equipe do elenco. Pequeno cachê, porém muita vontade de fazer!



Camarim não é um luxo para atores do circuito interiorano, camarim pode ser na sala ao lado, no banheiro coletivo,  na salinha do consultório improvisado do equipamento público que transforma teatro em consultório, pode ser ainda na própria rua, no carro!


A estreia fica guardada com carinho e admiração pela nossa própria força de vontade. Parcos recursos ainda no figurino improvisado com elementos do próprio guarda roupa cênico da companhia. Mas as cabeças, as botas e as bolsas novos, criados para a estreia, os elementos principais. Nesta fase os livros iam nas bolsas, tinha livros do acervo e livros de cada integrante também.





E lá se vão para o mundo, para espalhar poesia e literatura a toda gente. Lá se vão os Cabeças de Livro em busca de encontros, na missão artística pelos bairros de Bauru. Lá se foi 2016









Após as 10 apresentações no festival literário passando por feiras livres, escolas, empresas, posto de saúde, praças, bibliotecas ramais, nos pontos e dentro de ônibus, a intervenção ganhou o mundo das artes cênicas em projetos ligados a Literatura. Integrado a inúmeras apresentações junto a unidades do Sesc-SP sobretudo em atuação no interior paulista, também em projetos do SESI-SP, em diversas unidades, bem como continuou como uma ação parte do FELELI em suas 4 edições realizadas até 2019. 






dentro dos ônibus a inusitada surpresa!

A terceira edição do FELELI continuou a levar a intervenção aos mais diversos pontos e bairros da cidade de Bauru.







A 4ª edição do FELELI, claro também contou com os Cabeças de Livro, a intervenção pe parte intrínseca do festival literário













A intervenção surgiu com 5 artistas integrantes e seguiu flexível a ser realizada com um número variado em seu elenco, 3, 4, 5, e até 7 atores foi seu número mais abrangente.









Cabeças de Livro ganhou um edital para si, o ProAC-Artes Integradas, no ano de 2018 com realização em 2019, para este projeto houve chamamento e 7 integrantes compuseram o projeto cultural, o qual circulou em sete cidades da região de Bauru.

















Artistas cênicos que já integraram o elenco da Intervenção Cabeças de Livro

Val de Castro, Alessandro Brandão, Camila Oliveira, Gabriella Delgado, Vinicius Giaferi, João Folcato, Fabiana Castro, Camila Caparroz, Talita Neves, Mariza Basso, Giovanna Visceli.

Em 2020 a intervenção Cabeças de Livro ganhou versão online no projeto de incentivo à leitura, Tenda da Leitura. Este premiado no edital ProAC Expresso 24/19.






podemos concluir que o numero de pessoas atingidas pelo projeto Cabeças de Livro foi de aproximadas 5.000 pessoas em seus 4 anos de atuação, somando aproximadas 300 apresentações.

Trajetória Cabeças de Livro: Os atores da Giralua Companhia de Artes criaram o projeto "Cabeças de Livro" para o Festival de Leitura e Literatura de Bauru, com ele percorreram locais como universidades, posto de saúde, feiras livres, espaços culturais, bibliotecas e escolas.   Em Botucatu intervenções aconteceram no Barracão Espaço Rural Independente, no Vórtice espaço artístico e na Biblioteca Municipal. Cabeças de Livro também estiveram na Feira do Livro de Ribeirão Preto 2017 através do Sesc Ribeirão. No BiblioSesc Osasco as apresentações aconteceram em salas de aula no total de 92 entradas. No Festival de Leitura e Literatura de Bauru em 2017, foi apresentado espetáculo de Leitura, com o formato público/plateia, nesta forma apresentado no Sesc Araraquara. No Sesc São Jose dos Campos, a intervenção foi realizada na comedoria, na biblioteca, hall de entrada, solário, escadas, quadras. No Sesc Campinas em 2016 e Sesc Interlagos em 2017 integrou a programação Carnaval Literário com leituras alusivas ao carnaval.  Em 2018 integrou programação do Sesc Birigui; foi selecionado no edital Território Sesi SP de Arte e Cultura com apresentações realizadas de agosto a novembro de 2018 nas cidades Bauru, Botucatu, Jaú, Tatui e Itapetininga. Em 2018 integra a programação da Bienal Internacional do Livro, através de contratação do Sesc Santana. Em 2019 o projeto Cabeças de Livro, circula através da premiação do do ProAC Artes Integradas em sete cidades da região de Bauru. Em 2019 circula em sete apresentações pelo BiblioSesc Santana, na capital paulista. Em 2019 integra a programação do FELELI-Festival de Leitura e Literatura em sua 4ª edição realizado através do Edital ProAC Festivais com realização da Giralua Companhia de Artes.

https://www.facebook.com/sescjundiai/posts/2169335579955696


https://www.facebook.com/ciagiralua

https://www.instagram.com/ciagiralua/

canal youtube https://bit.ly/2Zo1NVQ



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CABEÇAS DE LIVRO EM MOVIMENTO

Trajetória Cabeças de Livro

Os fundadores da Giralua Companhia de Artes, Val de Castro e Alessandro Brandão criaram o projeto "Cabeças de Livro" para o Festival de Leitura e Literatura de Bauru, com ele percorreram locais como universidades, posto de saúde, feiras livres, espaços culturais, bibliotecas e escolas com performance literária, leitura pública de versos, trava-línguas, poemas, trechos de narrativas envolvendo grande número de autores nos anos de 2016 e 2017. No Sesc Campinas integrou o “Carnaval Literário”, em Botucatu intervenções aconteceram no Barracão Espaço Rural Independente e no Vórtice Espaço Artístico, a Intervenção também esteve na Feira do Livro de Ribeirão Preto 2017 e no BiblioSesc Osasco – apresentado nas salas de aula de escolas municipais de Osasco e Carapicuiba. A intervenção passou pelo Sesc São José dos Campos, Sesc Bauru e Sesc Araraquara/SP. Val de Castro e Alessandro Brandão são os diretores do projeto cênico e a cada edição atores são convidados